Ecologia Visual: Linguagens Imagéticas Da Cultura Pantaneira
- Author: João Carlos Gomes
- Publisher: Editora Appris
Synopsis
Ecologia visual: linguagens imagéticas da cultura pantaneira representa um esforço do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental (Gpea) da Universidade Federal de Mato Grosso em compreender a diversidade ecológica e sociocultural das comunidades biorregionais no Pantanal do Mato Grosso, como parte integrante de um ecossistema de área úmida. O livro fornece caminhos para as práticas de educação ambiental com base no conhecimento popular pantaneiro na perspectiva da ecologia visual.
Com base na estética de passagens de 20 imagens fotográficas que retratam os ambientes naturais e culturais do pantanal em Mato Grosso, o pesquisador João Carlos Gomes revela a estética do olhar de três grupos de pessoas que trabalham e vivem no bioma pantaneiro nessa região. Com olhar etnográfico da educação ambiental, ele nos revela caminhos para a construção de sociedades sustentáveis com respeito à diversidade cultural das populações pantaneiras.
O estudo demostra que quanto mais se usa a expressão desenvolvimento sustentável, menos ele é implantado no contexto pantaneiro. Os resultados mostram que para refletir novos caminhos para gestão ambiental do pantanal é necessário promover práticas educativas que sensibilizem homens e mulheres para o desenvolvimento da ética do cuidado ambiental. A falta de crítica consequente acerca da relação ser humano-sociedade-ambiente, sobretudo na Idade Moderna, revela que ausência de ética nos leva à negação de tudo o que promove impactos na natureza.
O livro é uma oportunidade para você fazer uma reflexão profunda sobre os cuidados que devemos ter com o bioma pantaneiro como parte ecológica dos ecossistemas do planeta Terra. Em cada página deste estudo, você encontrará reflexões que ajudam a refletir sobre os limites e as possibilidades da educação ambiental para a construção de sociedades sustentáveis. Você verá que a produção do conhecimento da ecologia visual compõe linguagens imagéticas que nos mostram que a luta pelo verde com homens e mulheres produz um arco-íris de diversidade cultural.